(31) 3222-4127 | (31) 98793-5728 / fisiar@fisiar.com.br

Você sabe o que é Sarcopenia?

SARCO.jpg1

Por:Digital Pixel
Dicas de Saúde

25

fev. 2016

O que é sarcopenia?

A sarcopenia (em grego, sark = carne ; penia = perda), é como a comunidade científica chama a perda de massa muscular relacionada ao processo natural do envelhecimento, sendo uma das mais significantes mudanças fisiológicas associadas a este processo.
Esta perda de massa é sempre acompanhada por uma redução na força muscular, e gera no idoso, uma diminuição da mobilidade e da capacidade funcional para as atividades diárias, podendo levar até mesmo, a conseqüências mais graves como quedas e fraturas.
Os mecanismos responsáveis pelo desenvolvimento da sarcopenia ainda não são completamente conhecidos mas sabe-se que alguns fatores como a diminuição dos níveis de hormônios esteróides, diminuição da ingestão protéica, aumento dos níveis de citocinas pró-inflamatórias e inatividade física contribuem para esse processo.
Existem inúmeros estudos científicos que concluíram que o exercício físico regular reduz o processo de envelhecimento ósseo e muscular. Em março de 2011, foi publicado um estudo* no qual ficou evidente como um programa de exercícios de Pilates realizado durante 12 semanas, com 3 horas em sessões semanais, melhora o equilíbrio dinâmico, a flexibilidade geral, a velocidade de reação, a força muscular e a diminuição da propensão em quedas em mulheres com mais de 65 anos.
Uma das principais características do Pilates é a adaptação do método as características específicas de cada pessoa, independentemente do nível de condicionamento físico e as doenças associadas. Praticar Pilates é a maneira mais divertida, eficaz e segura para realizar exercícios com pessoas com mais de 65 anos. As doenças articulares, ósseas ou musculares não são um impedimento para a sua prática, desde que o método seja feito com professores especializados com formação e experiência adequadas.
Entender os conceitos de movimento como uma filosofia de vida será fundamental para alcançar maior equilíbrio e estabilidade, flexibilidade, agilidade, aumento da força, ao mesmo tempo em que deixamos de lado as atitudes posturais errôneas e as trocamos por outras mais harmoniosas e equilibradas. A prática de Pilates liderada por professores especialistas irá ajudar a aumentar os níveis de energia tão necessários para a realização de atividades comuns dentro ou fora de casa e ajudar a encontrar o bem-estar físico e mental adequado para melhorar a qualidade de vida.

Referências:

*Integrating Pilates exercise into an exercise program for 65+ year old-women to reduce falls – Journal of Sport Science&Medicine Mar 2011,Vol10.
*Revista +Q Pilates

 

 

Compartilhe:

Av. Brasil, 1115 – Santa Efigênia, Belo Horizonte – MG, 30140-000

(31) 3222-4127 | (31) 98793-5728

fisiar@fisiar.com.br

Seg – Sex: 07h às 21h